quarta-feira, 4 de novembro de 2009

(re) lendo Pascoaes


"Andamos e não chegamos. O andar é tudo: princípio e fim."

Teixeira de Pascoaes



1.
tudo enquanto a
pedra cai sobre o poema
devagar
no movimento contínuo
de afogar o tempo.

2.
porque nada existe
para além do instante
eu espeto a pena
bem no meio dos teus olhos
meus.

3.
não há forma de permanecer
eternamente dentro do sonho.
por isso caminhamos de mãos dadas
e ninguém acredita.


4.
a verdade mais bela
é a que está no avesso
da boca
apenas visível
por gatos e poetas.









6 comentários:

José Carlos Brandão disse...

Olá, Ângela. Muito interessantes os seus poemas. Sensação de quero mais. Ah, houve um tempo em que eu queria gostar de Teixeira de Pacoaes - de certo levado por F. Pessoa. Mas essa epígrafe de Pascoeas parece que diz tudo, que deixa espaço ao poeta... E você diz tanto, depois de um tal cala a boca. A verdade dos gatos e poetas... Sabe que o meu poema mais famoso hoje é sobre uma gata? Foi premiado em Brasília. Um dia mostro... Por uns tempos é de bom tom fazer mistério. E não é que os gatos são sugestivos mesmo?!
Um grande abraço, Ângela. E um beijo meu.

isabel mendes ferreira disse...

"a verdade mais bela
é a que está no avesso
da boca
apenas visível
por gatos e poetas."


e das verdades com astros Ele sabia
enormemente!___________ aqui se ressalva a memória.aqui os poetas são redimidos como balas fosforecentes____________como se o tempo não fosse a consciência do perdido e do ganho.

como se .


como se com a tua escrita nos enviasses Tu para o país da Presença.


bom dia A.

e sim.


gostei. muito,

mas só agora aqui cheguei.

Isabel disse...

"A seara não pertence a quem a semeia, pertence ao bicho que a rouba e a come." Teixeira de Pascoaes


__________________
__________________


ocorreu-me....:) nem sei porquê...:)


beijo.

Graça disse...

Gostei tanto, Ângela... e mais não sei comentar!

Beijo meu

Isabel disse...

ai ai ai tão de Pascoes....tão de pedra refulgente.


bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaa....:)

maria josé quintela disse...

bom dia/tarde ângela


já li e reli. voltei a ler e reler.
e gosto tanto que não vou estragar.



deixo-te um beijo.

FEMINISTIZA_TE

visitantes da babel